Na edição 21 do podcast, você vai ouvir um bate-papo com a musicista e historiadora, Camila Lordy.
Camila acabou de lançar o videoclipe de “Amoa Hi, Árvore do Canto”, sua versão para a história yanomami que conheceu por meio do livro autobiográfico “A Queda do Céu”, do xamã e líder político Davi Kopenawa Yanomami.
O trabalho reverencia a dinâmica da tradição oral de um dos maiores povos indígenas da América do Sul. Para narrar a aventura transcendental pelos confins da floresta, do menino-xamã que conhece o segredo das árvores sagradas, donas de todas as melodias do mundo, Camila traz uma combinação de piano, flautas e vozes.
Com animação realizada por Márcio Mota, o videoclipe traz o colorido vibrante de animais e vegetação da floresta e a presença enraizadora de tons da terra, relacionados aos rituais xamânicos, compondo um visual muito bonito, que você pode conferir no canal do Youtube do projeto.
“Amoa Hi” faz parte de “Som Protagonista, contos e lendas do mundo”, projeto multilinguagem que estreia no dia 04 de junho e marca o lançamento da carreira solo da musicista, conhecida por excursionar o Brasil e o mundo ao lado de grandes artistas como Fernanda Takai, Thiago Pethit, Teatro da Vertigem, entre outros.
“Fui capturada pelas narrativas e passei a procurar, no piano, melodias e harmonias que de algum modo se relacionassem com elas. Este livro tornou-se uma coleção de histórias com sons nas suas mais variadas formas de expressão”, comenta Camila.
Para a apreciação do conteúdo musical, Camila propõe ao público uma experiência que conecte o ouvinte com o que há de mágico, divino e transcendental nas histórias tradicionais (e porque não em si mesmos). “A música imaginária que vai surgir dos mitos, lendas e relatos desta coleção pertencem ao reino do ilimitado, do ‘pré-individual’, quando ainda estávamos conectados com a fonte criadora. Consegue imaginar essa rede interligada? Sons contidos no mar de informações, intuições e fantasias soltas no espaço de conexão entre você, eu e os habitantes da Terra. Que tal tentarmos a experiência da rede através de sons imaginários?”
Ouça o episódio #21 do podcast:
Veja o clipe de “Amoa Hi”: