Na nona edição do podcast, você vai ouvir um bate-papo com a cantora e compositora Jabu Morales.
Vocalista e percussionista da banda Ayom, Jabu deixou recentemente o Brasil para morar em Barcelona, na Espanha. Sua voz doce embala os ouvintes da canção Ayom, que acabou de ser lançada e está disponível nas plataformas de música digital.
A canção revela um discurso forte, mas ao mesmo tempo leve como as aves migratórias, desenhando, de maneira emblemática, a nova fase da cantora, que afirma seu empoderamento feminino, enquanto nos faz refletir sobre os paradigmas que permeiam uma sociedade preconceituosa, machista e misógina.
A percussão é a guia de todo o processo criativo do grupo que une a América Latina, África e Europa Mediterrânea entre seus integrantes. O tambor e a imigração, aliás, são os pontos de interseção. Para Jabu, o instrumento tem uma relação ritualística de afirmação. “Viemos naturalmente mostrar que a força matriarcal também se faz presente ao tocá-los com mãos femininas. Eu toco e os músicos sensivelmente me acompanham, muito mais em um lugar de escuta”, contou a vocalista, que nesse registro questiona o verdadeiro papel da mulher na sociedade.
O single traz em sua sonoridade elementos como o beguine francês e o baião nordestino, e vem carregado de fluidez musical, perfeito para o corpo que se movimenta ao som desse verdadeiro hino à liberdade.
Para conferir, ouça o podcast no Spotify, na Deezer, no Google Podcast, na Apple Podcast e em outras plataformas. Clique no botão abaixo!
Também é possível ouvir na Orelo e apoiar o podcast para que projeto se mantenha vivo. Clique, ouça e apoie!